O significado do nome YISRAEL

O significado do nome YISRAEL

Por Tsadok Ben Derech

Gn 32:29 (28):

 וַיֹּ֗אמֶר לֹ֤א יַעֲקֹב֙ יֵאָמֵ֥ר עוֹד֙ שִׁמְךָ֔ כִּ֖י אִם־יִשְׂרָאֵ֑ל כִּֽי־שָׂרִ֧יתָ עִם־אֱלֹהִ֛ים וְעִם־אֲנָשִׁ֖ים וַתּוּכָֽל

“E disse: não será mais chamado de Yaakov o seu nome, mas sim Yisrael, porque lutaste com Elohim e com homens, e prevaleceste”.

O nome Yisrael possui três sentidos:

1) Yisrael (‎יִשְׂרָאֵ֑ל) = שָׂרָה + ‎אֵ֖ל = lutar com Deus. Yisrael é aquele que tem tanta vontade de servir ao ETERNO que é capaz de “lutar com Deus”, ou seja, sacrificar a sua própria vida em prol do serviço divino. Yisrael é aquele que, por desejar incessantemente a benção de HaShem, lutará até o fim, não desistindo nunca de servir ao ETERNO.

2) Yisrael (יִשְׂרָאֵ֑ל= ‎שַׂר + אֵ֖ל = príncipe de Deus. Yisrael é aquele que se porta como príncipe (filho) de Deus (o rei). A função do príncipe é imitar o Rei (o ETERNO), praticando na terra os atributos de YHWH (shalom, amor, misericórdia, bondade, longanimidade etc);

3) Yisrael (יִשְׂרָאֵ֑ל) = ‎יָּשָׁ֥ר אֵ֖ל = reto perante Deus. Yisrael é considerado um homem reto (justo) aos olhos do ETERNO.

Com base nos três sentidos apresentados, devemos aplicá-los em nossas vidas e responder às seguintes perguntas:

Será que nós somos como Yisrael? Será que estamos dispostos a sacrificar a nossa própria vida em prol do serviço divino? Será que nos portamos como verdadeiros príncipes do ETERNO aqui na terra, exalando os atributos da misericórdia de HaShem? Será que somos considerados tsadikim (justos)?

Compartilhe: