Yeshua participou de Purim?

Yeshua participou de Purim?

 

The Megillah Says What? 'We killed 75,000 Persians on Purim ...

 

Por Tsadok Ben Derech

 

Em Yochanan (João), narra-se que Yeshua foi a Yerushalayim para participar de uma festa, porém, a Escritura não diz qual o nome desta solenidade:

בָּתַר הָלֵין הוָא עַדעִדָא דִּיהוּדָיֵא וַסלֵק יֵשׁוּע לֻאורִשׁלֵם

“Depois disto, houve uma festa entre os judeus, e Yeshua subiu a Yerushalayim” (Yochanan/João 5:1. Tradução da Peshitta em aramaico).

Ao se ler todo o contexto do citado capítulo 5 de Yochanan (João), percebe-se que naquele mesmo dia Yeshua curou um paralítico, tratando-se de um shabat (Yochanan/João 5:9).

Então, sabe-se que a inominada festa mencionada em Yochanan/João 5:1 caiu em um dia de shabat!

Ora, tendo em vista que existe erro no calendário gregoriano, a maioria dos estudiosos aponta que Yeshua começou seu ministério no ano 27 DC e foi executado no ano 30 DC. Consequentemente, se compulsarmos o calendário da época, detecta-se que, entre os anos de 25 a 35 DC, a única festa que recaiu no shabat foi Purim, no ano de 28 DC.

E daí vem a seguinte pergunta: por que Yochanan não mencionou expressamente o nome de tal festa, como fez em relação aos outros festivais? (Ex: Jo 2:13; 2:23; 6:4; 11:55; 7:2 e 10:22).

Não é possível dar uma resposta com absoluta certeza. Não obstante, talvez seja pelo fato de o livro de Ester ser o único das Escrituras em que não há a menção do nome YHWH ou Elohim, que permanece oculto em todo o texto. Da mesma maneira, Yochanan (João) ocultou o nome da festa.

De todo modo, como dito anteriormente, a única festa que caiu no shabat, durante o ministério de Yeshua, foi Purim, inferindo-se daí que o Mashiach subiu a Yerushalayim para celebrá-la.

Compartilhe: