PARTE VI - YOM KIPUR

21/08/2013 12:37

PARTE VI

YOM KIPUR (OU YOM HAKIPURIM)

 

Por Tsadok Ben Derech

 

Eis a instituição da festa de Yom Kipur (“dia da expiação” ou “dia do perdão”) nas Escrituras:

“Falou mais YHWH a Moshé [Moisés], dizendo:

Mas aos dez dias desse sétimo mês será yom hakipurim [“o dia das expiações”]; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas [com jejum]; e oferecereis oferta queimada a YHWH.

E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é yom hakipurim [‘o dia das expiações’], para fazer expiação por vós perante YHWH vosso Elohim.

Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo.

Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo.

Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.

Shabat [Sábado] de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso shabat [sábado].” (Vayikrá/Levítico 23:26-32).

 

O Yom Hakipurim, mais conhecido como Yom Kipur, ocorre no décimo dia do sétimo mês, ou seja, dez dias após Yom Teruá. É conhecido como o “Dia do Perdão”, porque o povo do ETERNO busca se reconciliar com o Juiz dos Céus, jejuando aproximadamente por 25 horas, período em que em que há uma consagração absoluta com a finalidade de orar, meditar, reconciliar-se com o próximo, confessar os pecados, enfim, busca-se o perdão do ETERNO.

É um dia de arrependimento, em que há jejum absoluto, ou seja, não se ingere água e nem alimentos.

Nós, que cremos em Yeshua, devemos guardar este dia sagrado pedindo perdão pelos nossos pecados e nos arrependendo, lembrando-se que o Mashiach foi morto por causa das nossas transgressões (vide Yeshuayahu/Isaías 53 e Yochanan/João 3:16, dentre outros). Ou seja, Yeshua sofreu profunda dor no madeiro e todos nós somos os culpados de sua morte!!! Logo, precisamos nos arrepender de nossos pecados e pedir constantemente seu perdão, todos os dias, inclusive no dia especialmente designado para este fim pelo ETERNO: Yom Kipur.

Pede-se perdão e almeja-se o verdadeiro arrependimento, marcado por uma mudança de atitude, ou seja, o abandono do pecado. Esta é a razão pela qual devemos pensar duas vezes antes de pecarmos:

“Vocês devem ter consciência de que o resgate pago para libertá-los do estilo de vida inútil passado a vocês por seus pais não consistiu em algo perecível como prata ou ouro; pelo contrário, ele custou o sangue da morte sacrificial do Messias, como o de um cordeiro sem defeito ou mancha.” (Kefá Álef/1ª Pedro 1:18-19).

 

Por conseguinte, se sem derramamento de sangue não há remissão e perdão (Vayikrá/Levítico 17:11 e Ivrim/Hebreus 9:32), o dia de Yom Kipur reporta-se tanto ao sacrifício do Mashiach quanto à sua própria volta, visto que haverá o tikum haolam (a “redenção universal”), ocasião em que os justos receberão o perdão do ETERNO.

 

Tabela de textos bíblicos

 

YOM KIPUR

 

Festa determinada por YHWH

Lv 23:26-32

 

Na B’rit Chadashá

Mt 6:16-18; At 27:9; Hb 9:1-7

 

Voltar