Mitsvot de-oraita e Mitsvot de-rabanan

22/10/2015 21:18

Mitsvot de-oraita e Mitsvot de-rabanan

 

Por Tsadok Ben Derech

 

À luz do Judaísmo, existem duas espécies de mitsvot (mandamentos): 1) mitsvot de-oraita (mandamentos da Torá) e 2) mitsvot de-rabanan (mandamentos rabínicos).

Na primeira categoria, encontram-se os mandamentos que realmente foram prescritos na Torá. Já o segundo grupo diz respeito a mandamentos criados pelos rabinos.

Em um famoso livro acerca das tradições judaicas, há exemplos de mandamentos rabínicos:

“Os rabinos estabeleceram sete mitzvot [mandamentos] que não foram baseadas em quaisquer versos da Torá:

     • Lavar as mãos antes de comer (Eduy. 5: 6; ver p. 553).

     • Acender velas de shabat (Shab. 20b; ver p. 136).

     • recitar o Hallel, salmos de louvor em dias de festa (Ber. 14a; Pes. 117a; ver p. 162).

     • Acender as velas de Chanuká (Shab. 23a; ver p. 248).

     • Ler o Livro de Ester em Purim (Meg 7a; ver p. 257).

     • Fazer um eruv (para aliviar algumas restrições de Shabat quanto à limitação de movimento e transferência de objetos) (Er. 21b; ver p. 134).

     • Dizer uma bênção de ação de graças antes de experimentar prazer em itens mundanos (como alimentos específicos) (Ber. 35a; ver p. 474)”.

(Eisenberg, R. L. ,2004. The JPS guide to Jewish traditions, 1st ed., p. 516–517. Philadelphia: The Jewish Publication Society).

 

Apesar de o texto citar apenas 7 (sete) mandamentos rabínicos, em verdade existem centenas e centenas de preceitos que foram criados pelos rabinos e que não possuem nenhum fundamento na Torá.

Ora, entendemos que apenas as misvot de-oraita (mandamentos da Torá) são de cumprimento obrigatório, enquanto as mitsvot de-rabanan (mandamentos rabínicos) não possuem força cogente. Estas somente podem ser observadas na qualidade de tradição (e não de mandamento bíblico), desde que seja uma tradição que não invalide a palavra de Elohim (Mt 15:2-6), e de qualquer forma será de observância facultativa.

Infelizmente, hoje o Judaísmo vive mais de tradição do que de mitsvot da Torá, e por tal razão continuam atuais as palavras de Yeshua HaMashiach:

 

“Ele [Yeshua], porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Elohim por causa da vossa tradição? (Mt 15:3).

“E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Elohim” (Mt 15:6).

 

Voltar