Chanuká e as profecias apocalípticas sobre o fim dos tempos

Chanuká e as profecias apocalípticas sobre o fim dos tempos

 

 

CHANUKÁ E AS PROFECIAS APOCALÍPTICAS

SOBRE O FIM DOS TEMPOS

Tsadok Ben Derech

 

INTRODUÇÃO

Apesar de não constar do rol de celebrações da Torá, Chanuká é uma importante festa do povo de Yisra’el, porquanto comemora a vitória do Judaísmo[1] sobre o paganismo helênico, tipificando profeticamente a luta da verdadeira religião, o Judaísmo, contra todos os falsos sistemas religiosos.

Acresce registrar que existem muitas profecias bíblicas sobre o fim dos tempos relacionadas aos fatos históricos de Chanuká, razão pela qual a compreensão desta festa é a chave-mestra para se abrir o entendimento sobre os últimos dias.

Neste estudo, inicialmente iremos expor sobre a festa de Chanuká e, depois, serão analisadas relevantes profecias sobre o futuro da humanidade, almejando-se responder a perguntas do tipo: Quais são as características do Antimessias (“Anticristo”)? Como reconhecer o Antimessias? O que acontecerá com os servos de YHWH? O que é a abominação desoladora mencionada por Yeshua? Como será a Grande Tribulação?

É impressionante que o Cristianismo traça muitas especulações sobre estes assuntos, porém, as Escrituras são esclarecedoras e, ainda que não saibamos exatamente como será o futuro, descrevem detalhes que nos permitem vislumbrar os dias vindouros.

 

SOBRE A FESTA DE CHANUKÁ

No cânon da Septuaginta, o livro de Dani’el localizava-se dentre os Profetas, sendo posteriormente deslocado, topograficamente, para a seção dos Escritos. De todo modo, é indiscutível que Dani’el contém inúmeras profecias sobre o final dos tempos, uma vez que recebeu diversas revelações celestiais e, por tal motivo, é reputado como um livro apocalíptico.

Eis uma importante visão de Dani’el:

E vi na visão; e sucedeu que, quando vi, eu estava na cidadela de Shushan [Susã], na província de Eilam [Elão]; vi, pois, na visão, que eu estava junto ao rio Ulai.

E levantei os meus olhos, e vi, e eis que um carneiro estava diante do rio, o qual tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos, mas um era mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último.

Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir; nem havia quem pudesse livrar-se da sua mão; e ele fazia conforme a sua vontade, e se engrandecia.

E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; e aquele bode tinha um chifre insigne entre os olhos.

E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres, ao qual eu tinha visto em pé diante do rio, e correu contra ele no ímpeto da sua força.

E vi-o chegar perto do carneiro, enfurecido contra ele, e ferindo-o quebrou-lhe os dois chifres, pois não havia força no carneiro para lhe resistir, e o bode o lançou por terra, e o pisou aos pés; não houve quem pudesse livrar o carneiro da sua mão.

E o bode se engrandeceu sobremaneira; mas, estando na sua maior força, aquele grande chifre foi quebrado; e no seu lugar subiram outros quatro também insignes, para os quatro ventos do céu.

E de um deles saiu um chifre muito pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa [= Yisra’el].

E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou.

E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário [= Templo] foi lançado por terra.

E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão [= pecado]; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou” (Dani’el/Daniel 8:2-12).

Então, apareceu o anjo Gavri’el (Gabriel) a Dani’el e lhe explicou o significado da visão:

“Aquele carneiro que viste com dois chifres são os reis da Média e da Pérsia,

Mas o bode peludo é o rei da Grécia; e o grande chifre que tinha entre os olhos é o primeiro rei;

O ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão da mesma nação, mas não com a força dele.

Mas, no fim do seu reinado, quando acabarem os prevaricadores, se levantará um rei, feroz de semblante, e será entendido em adivinhações.

E se fortalecerá o seu poder, mas não pela sua própria força; e destruirá maravilhosamente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo [= povo de Yisra’el].

E pelo seu entendimento também fará prosperar o engano na sua mão; e no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas sem mão será quebrado” (Dani’el/Daniel 8:20-25).

Como se cumpriu a profecia citada?

O império medo-persa (“o carneiro”) foi derrotado pelos gregos (“o bode”). Assim, o Rei da Grécia (“bode peludo”) foi Alexandre, o Grande, que em poucos anos expandiu um poderoso império (336 a 323 A.C). Após sua morte, o império grego foi dividido em quatro (“quatro chifres”). Um destes quatro (“o chifre pequeno”) ficou sob o domínio de Antíoco Epifânio, que veio da Síria para perseguir o povo de Yisra’el e profanar o Beit HaMikdash (Templo), entre 171 a 164 A.C.

Narra o livro de Macabim Álef (1º Macabeus) que, após a morte de Alexandre, o Grande, surgiu um rebento ímpio, Antíoco Epifânio. Vale esclarecer que seu nome era Antíoco, porém, este adotou o título de “Epiphanés” (Epifânio), que significa “aquele que se manifesta com esplendor”, uma vez que Antíoco se considerava como uma manifestação terrena de Zeus.

Em 167 A.C., o idólatra rei da Síria Antíoco Epifânio conquistou Yerushalayim (Jerusalém) e adotou severas medidas para promover a helenização em Yisra’el, determinando a destruição das Escrituras Sagradas e proibindo a observância da Torá, a guarda do shabat (sábado), o culto a YHWH, a circuncisão e o cumprimento das leis alimentares, ou seja, impediu que os israelitas observassem os mandamentos instituídos por Elohim. Para aviltar a religião judaica e promover a idolatria, Antíoco roubou os utensílios sagrados do Beit Hamikdash (Templo) em Yerushalayim (Jerusalém) e lá instalou uma estátua do deus grego Zeus. Ordenou ainda que os judeus renunciassem a fé em YHWH e passassem a adorar ídolos.

Eis o relato do historiador Flávio Josefo:

“… ele [Antíoco Epifânio] voltou a Jerusalém e não poupou nem mesmo os que o acolheram na esperança de que ele não faria nenhum ato de hostilidade. Sua insaciável avareza fez com que ele não temesse violar-lhes também a fé, despojando o Templo das muitas riquezas de que, sabia ele, estava cheio. Tomou os vasos consagrados a Elohim, os candelabros de ouro, a mesa sobre a qual se punham os pães da proposição e os turíbulos. Levou até mesmo as tapeçarias de escarlate e de linho fino e pilhou tesouros que estavam escondidos havia muito tempo. Afinal, nada deixou lá. E, para cúmulo da maldade, proibiu aos judeus oferecer a Elohim os sacrifícios ordinários, como a sua lei [Torá] os obrigava.

Depois de saquear toda a cidade, mandou matar uma parte dos habitantes e levou dez mil escravos com suas mulheres e filhos. Mandou queimar os mais belos edifícios, destruiu as muralhas e construiu, na Cidade Baixa, uma fortaleza com grandes torres, as quais dominavam o Templo, e lá colocou uma guarnição de macedônios, entre os quais estavam vários judeus, tão maus e ímpios que não havia males que não infligissem aos habitantes. Mandou também construir um altar [idólatra] no Templo e ordenou que lá se sacrificassem porcos, o que é uma das coisas mais contrárias à nossa religião. Obrigou então os judeus a renunciar o culto ao verdadeiro Elohim e a adorar os seus ídolos, e ordenou que se construíssem templos para eles em todas as cidades, determinando que não se passasse um dia sem que lá se imolassem porcos. Proibiu também aos judeus, sob graves penas, circuncidar os filhos, e nomeou fiscais para saber se eles estavam observando as suas determinações e as leis que ele impunha e obrigá-los a isso, caso recusassem obedecer.” (História dos Hebreus, CPAD, 8ª edição, 2004, páginas 545 e 546. Obs: substituímos o nome “Deus” por Elohim, objetivando sermos mais fiéis aos escritos de Josefo).

Também é narrada a impiedade de Antíoco Epifânio no livro de Macabim (Macabeus):

“Então o rei Antíoco publicou para todo o reino um edito, prescrevendo que todos os povos formassem um único povo e que abandonassem suas leis particulares. Todos os gentios se conformaram com essa ordem do rei, e muitos de Yisra’el adotaram a sua religião, sacrificando aos ídolos e violando o shabat [sábado].

Por intermédio de mensageiros, o rei enviou à Yerushalayim [Jerusalém] e às cidades de Yehudá [Judá] cartas prescrevendo que aceitassem os costumes dos outros povos da terra, suspendessem os holocaustos, os sacrifícios e as libações no Beit Hamikdash [Templo], violassem os shabatot [sábados] e as festas, profanassem o santuário e tudo que é santo, erigissem altares, templos e ídolos, sacrificassem porcos e animais imundos, deixassem seus filhos incircuncidados e maculassem suas almas com toda sorte de impurezas e abominações, de maneira a obrigarem-nos a esquecer a Torá e a transgredir seus mandamentos.

Todo aquele que não obedecesse à ordem do rei seria morto”. (Macabim Álef/I Macabeus 1:41-50).

Dani’el havia profetizado acerca da “abominação da desolação” (Dn 9:27; 11:31 e 12:11), e o livro de Macabeus explica claramente o que isto significa, que se cumpriu com Antíoco:

“… o rei [Antíoco] fez construir, sobre o altar dos holocaustos, a abominação da desolação. Também nas outras cidades de Yehudá [Judá] erigiram-se altares [idólatras].

E às portas das casas e nas praças queimava-se incenso [aos deuses].

Quanto aos livros da Torá, os que lhes caíam nas mãos eram rasgados e lançados ao fogo” (Macabim Álef/1º Macabeus 1:54 a 56).

A abominação da desolação foi um altar de Zeus que foi colocado no Templo em Yerushalayim (Jerusalém):

“Depois de não muito tempo, o rei enviou um ancião, um ateniense, com a missão de forçar os judeus a abandonarem as leis de seus pais e a não se governarem mais segundo as leis de Elohim.

Mandou-o, além disso, profanar o Santuário de Yerushalayim [Jerusalém],dedicando-o a Zeus Olímpico, e o do monte G’rizim, como o pediam os habitantes do lugar, a Zeus Hospitaleiro.

A progressão dessa maldade tornou-se, mesmo para o conjunto da população, dura e difícil de suportar.

De fato, o Templo ficou repleto da dissolução e das orgias cometidas pelos gentiosque aí se divertiam com as meretrizes e que nos átrios sagrados se aproximavam das mulheres, introduzindo ainda no seu interior coisas que não eram lícitas.

O próprio altar estava repleto de oferendas proibidas, reprovadas pelas leis.

E não se podia celebrar o shabat [sábado], nem guardar as festas dos antepassados, nem simplesmente confessar que se era judeu” (Macabim Beit/2º Macabeus 6:1-6).

Muitos judeus passaram a seguir a religião idólatra de Antíoco, e a apostasia instalou-se em Yisra’el:

“Por esses dias apareceu em Yisra’el uma geração de perversos, que seduziram a muitos com estas palavras: ‘Vamos, façamos aliança com as nações circunvizinhas, pois muitos males caíram sobre nós desde que delas nos separamos’.

Agradou-lhes tal modo de falar.

E alguns dentre o povo apressaram-se em ir ter com o rei, o qual lhes deu autorização para observarem os preceitos pagãos.

Construíram, então, em Yerushalayim [Jerusalém], uma praça de esportes, segundo os costumes das nações,restabeleceram seus prepúcios e renegaram a aliança sagrada [Torá]. Assim associaram-se aos pagãos e se venderam para fazer o mal.” (Macabim Álef/1º Macabeus 1:11-15).

Eis um resumo do cenário daquele tempo em relação à grande parte dos judeus:

a) adotaram outros deuses;

b) praticavam costumes pagãos;

c) celebravam as festas dos deuses estrangeiros;

d) não guardavam os mandamentos da Torá;

e) profanavam o shabat;

f) não circuncidavam seus filhos;

g) comiam animais impuros;

h) praticavam imoralidade sexual;

i) perpetravam diversas condutas contrárias à Torá.

Porém, muitos permaneceram firmes na Torá de YHWH, e foram martirizados. Citam-se, a título exemplificativo, episódios dramáticos em que duas mulheres, por haverem circuncidado seus filhos, foram arremessadas com os recém-nascidos do alto das altas muralhas da cidade; outros foram lançados às chamas; o idoso escriba El’azar, com noventa anos, foi executado por recusar-se a comer carne de porco; também por se negarem a comer carne de porco, o que seria transgressão à Torá, sete irmãos foram executados, um a um, na presença de sua mãe, assados vivos no forno, mas antes passaram por terríveis torturas: línguas cortadas, couro cabeludo arrancado, extremidades decepadas; após o martírio dos sete irmãos, a mãe dos mesmos também foi assassinada (Macabim Bet/2º Livro de Macabeus 6:10 e 7:1-42).

Mesmo suportando flagelos crudelíssimos, o amor a YHWH falava mais alto na vida destes hebreus, o que é ilustrado com o seguinte discurso de um dos sete irmãos diante de seus carrascos:

“Eu não obedeço ao mandamento do rei! Ao mandamento da Torá, porém, que foi dada aos nossos pais por meio de Moshé (Moisés), a esse eu obedeço” (Macabim Bet/2º Livro de Macabeus 7:30).

Todo este cenário de perseguição aos israelitas terminou gerando uma guerra santa, conhecida como “a Revolta dos Macabeus”.

A faísca foi lançada no meio da pólvora quando o sacerdote Matityahu [Matatias] revidou às investidas idólatras:

“Os emissários do rei Antíoco, encarregados de forçar à apostasia, vieram à cidade de Moedin para procederem aos sacrifícios e alterarem a Torá de YHWH.[2] 

Muitos israelitas aderiram a eles, mas Matityahu [Matatias] e seus filhos conservaram-se reunidos à parte.

Tomando então a palavra, os emissários do rei disseram a Matityahu [Matatias]: Tu és um chefe ilustre e de prestígio nesta cidade, apoiado por filhos e parentes.

Aproxima-te, pois, por primeiro, para cumprir a ordem do rei, como o fizeram todas as nações bem como os homens de Yehudá [Judá] e os que foram deixados em Yerushalayim [Jerusalém]. Assim, tu e teus filhos sereis contados entre os amigos do rei e sereis honrados, tu e teus filhos, com prata e ouro e copiosos presentes.

A essas palavras retrucou Matityahu [Matatias] em alta voz: Ainda que todas as nações que se encontram na esfera do domínio do rei lhe obedeçam, abandonando cada uma o culto dos seus antepassados e conformando-se às ordens reais, eu, meus filhos e meus irmãos continuaremos a seguir a Torá dos nossos pais, pois a expiação para YHWH é nossa.

Nós não iremos abandonar a Torá e os juízos de YHWH.

Não daremos ouvido às palavras do rei e também a seu sacrifício [pagão] para transgredir aos mandamentos da nossa Torá e ir para outro caminho.

Mal terminou ele de proferir essas palavras, um judeu apresentou-se, à vista de todos, para sacrificar sobre o altar de Moedin, segundo o decreto do rei.

Ao ver isso, Matityahu [Matatias] inflamou-se de zelo e seus rins estremeceram. Tomado de justa ira, ele arremessou-se contra o apóstata e o trucidou sobre o altar.

No mesmo instante matou o emissário do rei, que forçava a sacrificar, e derribou o altar.

Ele agia por zelo pela Torá, do mesmo modo como havia procedido Pinchas [Fineias] para com Zimri [Zambri], filho de Salu.

A seguir clamou Matityahu [Matatias] em alta voz através da cidade: Todo o que tiver o zelo da Torá e quiser manter firme a Aliança, saia após mim!

Então fugiu, ele e seus filhos, para as montanhas, deixando tudo o que possuíam na cidade” (Macabim Álef/1º Livro de Macabeus 2:15-28).

Diante deste episódio, muitos judeus zelosos fugiram da apostasia em Yerushalayim (Jerusalém) e foram para o deserto. Em um dia de shabat, os soldados do rei Antíoco cercaram os hebreus, determinando que saíssem de seus esconderijos nas cavernas. Contudo, os zelosos afirmaram que não iriam sair do local e profanar o shabat. Então, os israelitas não revidaram ao ataque e nem esboçaram nenhuma reação ao ataque dos pagãos, perecendo naquele dia mil hebreus, dentre homens, mulheres crianças (Macabim Álef/1º Livro de Macabeus 2:29-38).

Então, Matityahu (Matatias) e seus companheiros choraram amargamente pelo extermínio dos citados inocentes, e pensaram que, caso não revidassem aos ataques, ainda que em dia de shabat, ocorreria o extermínio total dos israelitas. Daí, tomaram a decisão de formar um exército, juntamente com os chassidim (piedosos), que eram homens devotados à Torá, e iniciaram a luta contra os pagãos, valendo-se da técnica de guerrilha, visto que estavam em menor número e não eram soldados profissionais.

Relata o 1º Livro de Macabeus:

“Assim organizaram um exército e bateram os ímpios em sua ira e os homens iníquos em sua ira. Os restantes fugiram, buscando a salvação entre os gentios.

Matityahu [Matatias] e seus companheiros fizeram incursões pelo país, a fim de destruírem os altares.

E circuncidarem à força todos os meninos incircuncisos que encontrassem pelo território de Yisra’el.

Deram caça aos filhos da soberba, e seu empreendimento prosperou em suas mãos.

Conseguiram recuperar a Torá das mãos dos gentios, e não permitiram que o pecador triunfasse” (Macabim Álef/1º Livro de Macabeus 2:44-48).

Quando estava prestes a morrer, Matityahu [Matatias] transferiu a liderança a seu filho Yehudá HaMacabi (Judas Macabeu). Yehudá e seus companheiros continuaram a guerrilha contra os idólatras e tiveram sucesso na empreitada. Faltava-lhes reconquistar Yerushalayim (Jerusalém), purificando o Beit Hamikdash (Templo) de YHWH, que estava sendo utilizado para o oferecimento de sacrifícios pagãos, além de contar com a mencionada abominação da desolação – a grande estátua de Zeus.

Narram as Escrituras a reconquista, a purificação e a consagração do Templo:

“Então Yehudá [Judas] e seus irmãos disseram: Nossos inimigos estão destroçados. Subamos agora para purificarmos o lugar santo e para celebrarmos a sua dedicação.

Todo o exército se reuniu e subiram ao monte Tsion [Sião].

Contemplaram o Santuário desolado, o altar profanado, as portas incendiadas, os arbustos crescendo nos átrios como se num bosque ou sobre uma das montanhas, e os aposentos destruídos.

E, rasgando as vestes, fizeram grande lamentação. Cobriram-se de cinza,

caíram com a face por terra e, tocando shofarot [trombetas] para dar os sinais, elevaram clamores ao Elohim dos céus.

Entrementes, Yehudá [Judas] ordenou a alguns homens que ficassem atacando os que estavam na Cidadela, até que ele completasse a purificação do Santuário.

A seguir escolheu sacerdotes sem mácula, observantes da Torá,

os quais purificaram o lugar santo e removeram para lugar impuro as pedras da contaminação.

Deliberaram também sobre o que deviam fazer do altar dos holocaustos que havia sido profanado,

e ocorreu-lhes a boa inspiração de o demolirem, a fim de que não se tornasse para eles motivo de desonra o fato de os gentios o terem contaminado. Demoliram-no, pois,

e puseram as pedras no monte, em lugar conveniente, à espera de que viesse algum profeta e se pronunciasse a esse respeito.

Tomaram então pedras intactas, segundo a prescrição da Torá, e construíram um altar novo sobre o modelo do precedente.

Restauraram o lugar santo e o interior do Templo e santificaram os átrios.

Fabricaram novos utensílios sagrados e levaram para dentro do Templo a menorá, o altar do incenso e a mesa.Queimaram incenso sobre o altar.

E eles acenderam a menorá, chamando-lhe a lâmpada de CHANUKÁ [= dedicação/consagração], pois era a nossa luz de YHWH, e para iluminar o Templo.

Puseram, ainda, os pães sobre a mesa, suspenderam as cortinas e chegaram, assim, ao termo de todos os trabalhos empreendidos.

No dia vinte e cinco do nono mês — chamado Kislev — do ano cento e quarenta e oito, eles se levantaram de manhã cedo

e ofereceram um sacrifício, segundo as prescrições da Torá, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído.

Exatamente no mês e no dia em que os gentios o tinham profanado, foi o altar novamente consagrado com cânticos e ao som de cítaras, harpas e címbalos.

O povo inteiro se prostrou com a face por terra para adorar, elevando louvores a YHWH nos céus que os tinha tão bem conduzido até ali.

Celebraram a consagração por oito dias, oferecendo holocaustos com alegria e imolando também o sacrifício de salvação e de louvor.

Enfeitaram a fachada do Templo com ornamentos e coroas de ouro, consagrando os portais, bem como os aposentos, nos quais colocaram portas.

Reinou, pois, extraordinária alegria entre o povo e assim foi cancelado o opróbrio infligido pelos gentios.

E Yehudá [Judas], com seus irmãos e toda a assembleia de Yisra’el, estabeleceu que os dias da dedicação do altar seriam celebrados a seu tempo, cada ano, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Kislev, com júbilo e alegria” (Macabim Álef/1º Livro de Macabeus 4:36-59).

No texto supra citado, verifica-se a origem da festa de Chanuká, conhecida também como “Festa das Luzes” ou “Festa da Dedicação”, em que há a celebração da reconsagração do Templo, que outrora estava sendo usado por gentios em cultos idólatras.Comemora-se a festa de Chanuká tal como Sukot, ou seja, durante oito dias[3] (2º Macabeus 1:18 e 10:6).

Chanuká” (חנוכה) deriva da raiz hebraica חנך, que significa “dedicar”. Daí, Chanuká festeja a reconquista de Yerushalayim (Jerusalém) e a rededicação do Templo.

Outra explicação para o nome deriva da divisão do vocábulo “Chanuká” (חנוכה) emחנו כ”ה, que denota: “[eles] descansaram [em] vinte e cinco”, referindo-se ao fato de a vitória de Yisra’el ter ocorrido no dia vinte e cinco de Kislev, que é justamente o dia em que se inicia a festa.

De todo modo, a festa rememora a vitória de Yisra’el sobre Antíoco, possibilitando que os judeus pudessem novamente guardar os mandamentos da Aliança, celebrando os shabatot (sábados), circuncidando seus filhos, participando dos moedim (festas bíblicas), seguindo a alimentação kasher e cumprindo todos os demais preceitos, enfim, obedecendo à vontade de YHWH consignada na Torá.

Consoante toda a exposição já traçada, conclui-se que Chanuká é de assaz relevância, porquanto marca a vitória da verdade sobre a mentira, da Torá sobre a apostasia, do Judaísmo sobre o paganismo, de Yisra’el sobre os idólatras.

Valioso afiançar que Chanuká é conhecida como “a festa das luzes”, e a luz é o símbolo da Torá:

“E eles acenderam a menorá, chamando-lhe a lâmpada de CHANUKÁ [= dedicação/consagração], pois era a nossa luz de YHWH, e para iluminar o Templo” (1º Livro de Macabeus 4:50).

Pois a mitsvá [mandamento] é lâmpada, a Torá é luz” (Mishlei/Provérbios 6:23).

Tua palavra [ = Torá] é uma lâmpada para meus pés

e uma luz em meu caminho” (Tehilim/Salmos 119:105).

“Respondam: ‘À Torá e aos mandamentos!’ Se eles não falarem conforme esta palavra, jamais verão a luz” (Yeshayahu/Isaías 8:20).

“Pois a Torá procederá de mim;

eu os acalmarei com minha justiça

como uma luz para os povos” (Yeshayahu/Isaías 51:4).

Outro quesito importante em Chanuká refere-se ao fato de que, durante a purificação do Templo, a menorá foi reacesa com azeite puro de oliva, descoberto no interior do Santuário. Todavia, a quantidade de azeite era suficiente para apenas um dia, porém, de forma miraculosa, o azeite foi suficiente para manter acesa a menorá durante os oito dias da festa, tempo suficiente para que fosse produzido novo óleo puro.

Apesar de os livros de Macabim (Macabeus) não narrarem acerca do milagre da multiplicação do azeite, este evento sobrenatural consta do Talmud:

“Qual é a razão para Chanuká? Nossos rabinos ensinaram: No dia 25 de Kislev começam os dias de Chanuká, que duram oito dias, durante os quais a lamentação pelos mortos e o jejum são proibidos. Pois, quando os gregos entraram no Templo, eles contaminaram todos os óleos, e quando a dinastia dos Chashmonayim (Hasmoneus) prevaleceu contra eles e os derrotou, eles [os macabeus] procuraram e encontraram apenas uma botija de azeite que possuía o selo do Kohen HaGadol [Sumo Sacerdote], mas que continha óleo suficiente para a iluminação por apenas um dia. Também lá ocorreu um milagre e eles iluminaram a lâmpada por oito dias. No dia seguinte estes dias foram apontados como uma festa para a recitação do Halel e ação de graças” (m. Shabat 21b).

Também há a narrativa do evento em um Manuscrito conhecido como “Megilat Antiochus”, datado de 200 D.C:

“Os Hasmoneus entraram no Santuário, reconstruíram seus portões, fecharam suas brechas, e purificaram o Templo dos assassinatos e impurezas. Eles olharam para o azeite puro para acender a menorá, e encontraram apenas uma botija com o selo do Kohen HaGadol, que lhes indicou a certeza da pureza. Apesar de sua quantidade parecer suficiente para a iluminação durante apenas um dia, durou por oito dias, devido à benção do Elohim dos céus que havia estabelecido o seu Nome. Assim, os Hasmoneus e todos os judeus instituíram estes oito dias como tempo de festa e alegria, como qualquer festa prescrita na Torá, e acendiam luzes para comemorar as vitórias que Elohim lhes dera”.

A mais famosa tradição de Chanuká é o acendimento das velas. Usa-se uma Menorá especial chamada de Chanukiá, que tem nove pontas: existe uma vela central em destaque, que é chamada de “shamash” (servo), e ao lado desta há quatro pontas na direita e quatro na esquerda. Na primeira noite, acende-se uma vela na ponta da direita por meio do shamash. Na segunda noite, duas velas do lado da direita são acesas, começando pela vela mais nova, ou seja, a que não tinha sido acessa. A cada noite há o acendimento de mais uma vela, sempre da direita para a esquerda, iniciando-se com a vela mais nova. Na oitava noite, a última vela da festa será acesa em primeiro lugar, de modo que a última será a primeira e a primeira será a última. Então, ficam acesas todas as velas. Cada acendimento diário das velas se destina à lembrança da duração milagrosa do óleo.

Não há dúvidas de que Yeshua participava da festa de Chanuká, conforme a narrativa de Yochanan (João):

E em Yerushalayim [Jerusalém] havia a festa de CHANUKÁ, e era inverno.

E Yeshua andava passeando no Beit Hamikdash [Templo], no alpendre de Shlomó [Salomão].

Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando nos manterá em suspense? Se você é o Mashiach, fale-nos abertamente.

Respondeu-lhes Yeshua: Já lhes tenho dito, e vocês não creem. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.

Mas vocês não creem porque não são das minhas ovelhas, como já lhes tenho dito.

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.

Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

Eu e o Pai somos um” (Yochanan/João 10:22-30).

Expuseram-se os principais aspectos da festa de Chanuká, bem como sua relevância na vida de Yeshua, que fez questão de dela participar. Agora, serão analisadas profecias do livro de Dani’el, bem como profecias de Yeshua, que estabelecem uma ponte de contato entre os eventos históricos de Chanuká e o fim dos tempos!

 

A CHAVE PARA A DECODIFICAÇÃO DO LIVRO DE DANI’EL SOBRE O FIM DOS TEMPOS

Vimos que Dani’el escreveu inúmeras profecias sobre Antíoco Epifânio e sua impiedade. Eis um breve compêndio das profecias e do respectivo cumprimento histórico:

1) A visão de Dani’el 8:1-14 é explicada nos versos 20-27. Estas profecias foram cumpridas com a ascensão e queda de Alexandre, o Grande, e a divisão do império grego em quatro partes. O “pequeno chifre”, que propagou a iniquidade em Yisra’el e profanou o Santuário, é Antíoco, de acordo com todos os fatos já expostos.

2)As duas mil e trezentas tardes e manhãs, em que o Templo em Yerushalayim (Jerusalém) ficou sem sacrifícios (Dn 8:13-14), relacionam-se ao tempo em que Antíoco fez cessar os sacrifícios ao ETERNO, determinando a realização de sacrifícios idólatras (I Macabeus 1:41-64, 4:36-61 e II Macabeus 10:1-8). Já que a Torá determina que as ofertas no Santuário sejam feitas ao amanhecer e ao entardecer (Shemot/Êxodo 29:38-43), 2.300 tardes e manhãs (Dn 8:14) equivalem a 1.150 dias, que é aproximadamente o período de três anos e meio. Durante este período, os israelitas não puderam oferecer sacrifícios, uma vez que o Templo estava sob o domínio de Antíoco (I Macabeus 1:41-64, 4:36-61 e II Macabeus 10:1-8).

3) Durante “um tempo, tempos e metade de um tempo” (três anos e meio), Dani’el escreveu que alguém (Antíoco) iria proferir insultos contra o Altíssimo, perseguindo os santos e tentando mudar os tempos e a Torá (Dn 7:25), o que de fato ocorreu (I Macabeus 1:10-64; 2:29-37; II Macabeus 6 e 7).

4) A profecia sobre Antíoco em Dani’el 11:21-27 foi cumprida em I Macabeus 1:16-19.

5) Danie’l profetizou sobre a fúria de Antíoco contra a aliança sagrada (Torá) e sobre a colocação da abominação da desolação no Templo (Dn 11:28-35), o que foi concretizado historicamente em I Macabeus 1:20-64.

Percebe-se claramente que Dani’el está profetizando sobre os fatos relativos a Antíoco, que culminaram com a “Revolta dos Macabeus” e a instituição da festa de Chanuká. Porém, Dani’el recebeu a revelação de que tais fatos se referem ao fim dos tempos (Dn 8:17 e 19; 10:14; 11:35 e 40; 12:9). Há, então, uma aparente contradição? Se os fatos profetizados por Dani’el já ocorreram na época de Antíoco, como é que eles dizem respeito ao Tempo do Fim?

Resposta: as profecias de Dani’el possuem cumprimento em dois momentos distintos, tanto na época dos Macabeus quanto no Fim dos Tempos. São visões proféticas sobre eventos semelhantes que ocorrem em dois períodos históricos. Ou seja, muitos episódios que ocorreram com os macabeus se repetirão!

Então, estudar os livros dos Macabeus é de suma importância, porque no fim dos tempos tudo irá acontecer de forma bastante semelhante. Isto foi comprovado por Yeshua HaMashiach. Senão vejamos.

Em Matityahu (Mateus), capítulo 24, e Yochanan Marcus (Marcos), capítulo 13, Yeshua discorre sobre o Tempo do Fim e, no meio de seu discurso, fala:

“Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Dani’el, está no lugar santo; quem lê, entenda” (Matityahu/Mateus 24:15).

“Ora, quando vós virdes a abominação da desolação, que foi predita por Dani’el o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na região de Yehudá [Judeia] fujam para os montes.” (Yochanan Marcus/Marcos 13:14).

Ora, se Yeshua e seus discípulos sabiam que há quase 200 anos atrás a abominação da desolação (estátua de Zeus) foi posta no Templo em Yerushalayim (Jerusalém), cumprindo-se a profecia de Dani’el, por que Yeshua fala que tal profecia de Dani’el se refere ao futuro?

Porque Yeshua quis dar a entender a seguinte mensagem: assim como a abominação da desolação foi instalada no Templo no passado, da mesma forma isto acontecerá no futuro (“quem lê, entenda”).Em outras palavras, o Mashiach lecionou que os escritos proféticos de Dani’el se repetirão no Fim dos Tempos:

“E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo” (Dan’iel 8:17).

“E disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; pois isso pertence ao tempo determinado do fim” (Dani’el 8:19).

“Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias” (Dani’el 10:14; vide ainda Dn 11:35 e 40; 12:9).

Insta repetir: os fatos vivenciados pelos Macabeus na época de Antíoco ocorrerão novamente. Estudar-se-á, doravante, que Antíoco prefigura o Antimessias (“Anticristo”).

 

ANTÍOCO: O PROTÓTIPO DO ANTIMESSIAS (“ANTICRISTO”) E O QUADRO APOCALÍPTICO

Antíoco foi um grande inimigo da Torá:

“Então o rei Antíoco publicou para todo o reino um edito, prescrevendo que todos os povos formassem um único povo e que abandonassem suas leis particulares. Todos os gentios se conformaram com essa ordem do rei, e muitos de Yisra’el adotaram a sua religião, sacrificando aos ídolos e violando o shabat [sábado].

Por intermédio de mensageiros, o rei enviou à Yerushalayim [Jerusalém] e às cidades de Yehudá [Judá] cartas prescrevendo que aceitassem os costumes dos outros povos da terra, suspendessem os holocaustos, os sacrifícios e as libações no Beit Hamikdash [Templo], violassem os shabatot [sábados] e as festas, profanassem o santuário e tudo que é santo, erigissem altares, templos e ídolos, sacrificassem porcos e animais imundos, deixassem seus filhos incircuncidados e maculassem suas almas com toda sorte de impurezas e abominações, de maneira a obrigarem-nos a esquecer a Torá e a transgredir seus mandamentos.

Todo aquele que não obedecesse à ordem do rei seria morto”. (Macabim Álef/I Macabeus 1:41-50).

“… o rei [Antíoco] fez construir, sobre o altar dos holocaustos, a abominação da desolação. Também nas outras cidades de Yehudá [Judá] erigiram-se altares [idólatras].

E às portas das casas e nas praças queimava-se incenso [aos deuses].

Quanto aos livros da Torá, os que lhes caíam nas mãos eram rasgados e lançados ao fogo” (Macabim Álef/1º Macabeus 1:54 a 56).

A hostilidade de Antíoco em relação à Torá foi tão feroz que os Livros de Macabeus narram a apostasia que se instalou entre os judeus: a) adotaram outros deuses; b) praticavam costumes pagãos; c) celebravam as festas dos deuses estrangeiros; d) não guardavam os mandamentos da Torá; e) profanavam o shabat; f) não circuncidavam seus filhos; g) comiam animais impuros; h) praticavam imoralidade sexual; i) realizavam diversas condutas contrárias à Torá.

Tendo em vista que Antíoco era contrário à Torá e forçou que os judeus descumprissem seus mandamentos, Dani’el profetizou que ele (Antíoco) “atirou a verdade ao solo” (Dn 8:12). À luz das Escrituras, a verdade é a Torá, inferindo-se daí que Antíoco atirou a Torá ao solo, ou seja, desprezou-a.

Vale citar textos que comprovam que a Torá é a verdade:

“Tua justiça é uma justiça eterna,

E tua Torá é a verdade

(Tehilim/Salmos 119: 142).

“Tu estás perto, YHWH,

e todas as tuas mitsvot [mandamentos] são a verdade

(Tehilim/Salmos 119: 151).

Destarte, conclui-se que Antíoco é o símbolo da transgressão à Torá. Nos Ketuvim Netsarim (Escritos Nazarenos/“Novo Testamento”), há uma contraposição entre a verdade (Torá) e a mentira (negação da Torá), entre Yeshua HaMashiach e o Antimessias (“Anticristo”). Senão vejamos.

Yeshua veio para ensinar a verdade, ou seja, a Torá (Mt 5:17-19). Se a Torá é a verdade, logo, a mentira significa a negação da Torá. Quem propaga a mentira, ou seja, a invalidação da Torá, é HaSatan (Satanás):

“Desde o princípio, ele [HaSatan] foi um assassino e nunca se apegou à verdade, porque não há verdade nele. Quando mente, fala de seu caráter, porque é mentiroso e, de fato, o pai da mentira.” (Yochanan/João 8:44).

HaSatan, o enganador do mundo todo.” (Guilyana/Apocalipse 12:9).

Nos Manuscritos em grego do “Novo Testamento”, aparece a palavra ανομος (anomos), que, de acordo com o Dicionário Strong (verbetes nº 459 e 460), tem o sentido de:

1) “destituído da lei (mosaica)”, ou seja, sem a Torá;

2) “que se desvia da lei [Torá], que desrespeita lei [Torá], ilegal, malvado”;

3) “sem a lei [Torá], sem o conhecimento da lei [Torá]”;

4) “pecar em ignorância da lei Mosaica [Torá]”;

5) “viver ignorando a lei [Torá] e a disciplina”.

Em suma, “anomos” é aquele que vive contrariamente à Torá.

Vejamos alguns textos bíblicos em que consta o termo ANOMOS nos Manuscritos em grego:

“Então eu [Yeshua] lhes direi abertamente na cara: ‘Nunca vos conheci! Apartai-vos de mim, vós que praticais ANOMOS [obras contrárias à Torá].” (Mt 7:23)

“O Filho do Homem enviará seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz pecar e aqueles que fazem ANOMOS [obras contrárias à Torá].” (Mt 13:41)

aparecerão vários falsos profetas e enganarão muitas pessoas. E, por se multiplicar ANOMOS [“o que é contrário à Torá”], o amor de muitos esfriará.” (Mt 24:11-12).

Interessante observar que o texto que fala sobre a vinda do Antimashiach (”o Anticristo”) declara que ele é o próprio ANOMOS (“contrário à Torá”, “inimigo da Torá”):

“Porque já se opera o mistério do ANOMOS

E, então, será revelado o ANOMOS [“o inimigo da Torá”], a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor de sua vinda. A esse cuja vinda é segundo a eficácia de HASATAN, com todo o poder, e sinais, e prodígios de MENTIRA, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da VERDADE para se salvarem. E, por isso, Elohim lhes enviará a operação do erro, para que creiam na mentira, para que sejam julgados todos os que não creram na VERDADE [a Torá]; antes, tiveram prazer na injustiça.” (Tessalonissayah Beit/2ª Tessalonicenses 2:7-12).

Conclusão: o ANOMOS (inimigo da Torá) é o Antimessias (“Anticristo”).

Tal como, no passado, Antíoco hostilizou a Torá, o Antimessias fará o mesmo. Não obstante, já no primeiro século existiam pessoas que eram antimessias (inimigas da Torá):

“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o Antimessias, também agora muitos se têm feito antimessias, por onde conhecemos que é já a última hora” (Yochanan Álef/1ª João 2:18).

Com efeito, desde o final do primeiro século começou a surgir uma nova religião denominada “Cristianismo”, que veio a culminar com a Instituição do Catolicismo Romano, e então o Cristianismo de Roma passou a figurar no rol de falsas religiões inimigas da Torá. Seus falsos mestres ensinam a invalidação da Torá e agem como antimessias, sendo que isto aponta para a futura manifestação do derradeiro Antimessias, que será alguém com o mesmo grau de impiedade de Antíoco.

Proveitoso afiançar que muitas das práticas helenistas de Antíoco foram reproduzidas pelo Cristianismo de Roma:

1) Antíoco promoveu a adoração a vários deuses. Absorveu o Catolicismo a Doutrina da Trindade, que ensina a existência de 3 (três) Pessoas divinas (Pai, Filho e Espírito), ou seja, “três deuses”, quando, em verdade, a Torá ensina que YHWH é um – apenas uma pessoa;

2) Antíoco disseminou práticas pagãs. O Cristianismo de Roma adotou inúmeros elementos do paganismo: nascimento de Jesus no dia 25 de Dezembro, que é a data do nascimento de diversas divindades pagãs; Páscoa cristã em substituição à festa bíblica de Pesach; Santa Ceia pagã no lugar do Seder de Pesach; adoção do calendário católico, e não do bíblico; comemoração do Ano Novo, que é uma festa consagrada ao deus Janus etc.

3) Antíoco proibiu a guarda dos mandamentos da Torá. Leciona o Cristianismo que a Torá foi abolida, “pregada na cruz por Jesus”;

4) Antíoco ordenou a profanação do Shabat. O Cristianismo substituiu o shabat, previsto na Escrituras, pelo domingo, dia de adoração do deus sol;

5) Antíoco combateu à circuncisão. A religião cristã se opõe à circuncisão dos filhos de Yisra’el;

6) Antíoco determinou a alimentação à base de animais impuros. Defende o Cristianismo que o cristão pode comer porco, camarão e todos os demais animais impuros, o que representa clara violação às mitsvot (mandamentos) de Vayikrá/Levítico 11;

7) Antíoco disseminou diversas condutas contrárias à Torá. Já que o Cristianismo de Roma é uma religião divorciada do Judaísmo Nazareno praticado por Yeshua e seus primeiros talmidim (discípulos), terminou abrigando uma série de ensinos sem base nas Escrituras (ex: cobrança do dízimo, hierarquia eclesiástica, teologia da prosperidade etc).

Os antigos hebreus identificam Antíoco como sendo uma figura de Nabucodonosor e de seu império babilônico.Bavel (Babilônia) é o símbolo das falsas religiões que se opõem à Torá de YHWH. É por este motivo que as Escrituram mandam “sair de Bavel (Babilônia)”, isto é, abandonar as falsas religiões, opositoras à Torá:

“Saiam de Bavel [Babilônia]” (Yeshayahu/Isaías 48:20).

“Fujam de Bavel [Babilônia]” (Yirmeyahu/Jeremias 50:8).

“Fujam de Bavel; cada um salve a própria vida!

Não pereçam pela iniquidade dela.

Pois chegou o tempo da vingança de YHWH;

ele retribuirá o que ela merece…

Tentamos curar Bavel,

mas ela não pode ser curada.

Então deixem-na em paz, e cada um de nós volte para sua terra.

Pois o julgamento contra ela chegou aos céus” (Yirmeyahu/Jeremias 51:6 e 9).

A falsa religião de Antíoco enganou muitos judeus. Semelhantemente, explica Apocalipse que as nações são enganadas por Bavel:

“Bavel, a Grande,

a Mãe das Prostitutas e das obscenidades da terra” (Ap 17:5).

“Ela caiu! Caiu, Bavel, a Grande!

Ela se tornou um lugar para os demônios,

cárcere de todo espírito impuro,

cárcere para toda ave impura e odiosa.

Porque todas as nações beberam do vinho

da fúria de Elohim por causa de sua prostituição –

sim, os reis da terra se prostituíram com ela,

e, de seu amor incontido pelo luxo excessivo,

os negociantes da terra enriqueceram” (Ap 18:2-3).

Antíoco foi responsável por propagar a apostasia (1º Macabeus 2:15). Igualmente, o Antimessias disseminará a apostasia (II Ts 2:3). Nos Ketuvim Netsarim em aramaico, a palavraמָרוּדוּתָא, traduzida em II Ts 2:3 como “apostasia”, significa rebelião, isto é, rebelião promovida contra YHWH e sua Torá. Logo, a apostasia do fim dos tempos quer dizer justamente que os homens viverão em desobediência às mitsvot (mandamentos) do ETERNO insculpidos em sua Torá.

No tempo dos Macabeus, houve um sacerdote ímpio chamado Yeshua (“Jasão”), que adotou práticas abomináveis (2º Macabeus 4:7-20). Por sua vez, Sha’ul (Paulo) fala em um “outro Yeshua/Jesus” que seria diferente do verdadeiro Yeshua (II Co 11:4). Ora, o legítimo Yeshua HaMashiach guardava a Torá, o shabat, as festas bíblicas, a alimentação kasher etc. A Igreja Católica Apostólica Romana criou um “Salvador” que veio para abolir a Torá, substituir o shabat pelo domingo, autorizar a ingestão de alimentos impuros e outras coisas mais, ou seja, trata-se de um outro “Salvador”, bem diferente do verdadeiro Yeshua HaMashiach.

Eis um quadro comparativo[4]:

Yeshua HaMashiach Outro “Yeshua/Jesus”

(II Co 11:4)

É o verdadeiro Salvador É falso, criado pelo paganismo greco-romano
Mestre e praticante da religião denominada Judaísmo Fundador de uma nova religião chamada “Cristianismo”
Nasceu provavelmente na festa de Sukot Nasceu em 25 de Dezembro
Pregava em hebraico e aramaico Pregava em grego
Vestia-se com simlah (manto judaico) e usava tsitsiot azuis Vestia-se com roupas romanas brancas e vermelhas
Ensinou a Torá Veio para revogar a Torá
Guardava o Shabat Aboliu o shabat, substituindo-o pelo domingo
Seguia a alimentação bíblica (Lv 11), ou seja, kasher Permitiu a alimentação à base de animais impuros
Celebrava as festas bíblicas Aboliu as festas bíblicas, substituindo-as pelas festas pagãs (Natal, Ano Novo, Páscoa Cristã etc)
Veio para restaurar a kahal (assembleia) de YHWH, que é Yisra’el Fundou a Igreja, que se apartou de Israel
Foi circuncidado e nunca falou nada em seus discursos contra a circuncisão Aboliu a circuncisão
Ensinou a obediência à Torá Ensinou que quem guardasse a Lei (Torá) seria amaldiçoado
Enfatizou a ajuda aos necessitados Enfatizou o dízimo a ser entregue aos líderes religiosos
Combatia as tradições humanas contrárias às Escrituras Valorizou as tradições humanas e sem respaldo bíblico, sendo que tais tradições foram posteriormente adotadas pelos “Pais” da Igreja
Seus ensinos se aproximam, em grande parte, do essenismo e do farisaísmo, dois grandes ramos do Judaísmo, além de conter alguns elementos peculiares Seus ensinos são pautados na filosofia greco-romana
Voltará para estabelecer seu Reino em Yerushalayim (Jerusalém) Ficará reinando no Céu
Chamou as pessoas ao amor, que implica na obediência à Torá em termos concretos Ensinou um amor meramente abstrato, subjetivo, e que independe do cumprimento da Torá
O nome de sua noiva é Yisra’el, que abriga tanto judeus quanto gentios O nome de sua noiva é Igreja

O quadro acima demonstra que existe um verdadeiro Salvador e um falso. Paralelamente, também se contrapõem o Sumo Sacerdote Yeshua HaMashiach (Hb 7 e 8) do ímpio Sacerdote Yeshua, que oficiou na época de Antíoco (2º Macabeus 4:7-20).

Antíoco perseguiu aqueles que cumpriam a Torá (1º Macabeus 1:41-64 e 2º Macabeus 6 e 7). Analogamente, o “dragão” de Apocalipse é identificado como sendo HaSatan/Satanás (Ap 12:9), que promove guerra contra aqueles que obedecem à Torá:

“O dragão [=HaSatan/Satanás] irou-se contra a mulher e saiu para lutar contra o resto de seus filhos, aqueles que obedecem aos mandamentos de Elohim [ou seja, a Torá] e dão testemunho de Yeshua” (Apocalipse 12:17; vide ainda Ap 14:12).

Tal como Antíoco determinou a morte de judeus zelosos da Torá (2º Macabeus 6 e 7), Apocalipse narra sobre a morte dos servos do ETERNO:

“Quando o Cordeiro quebrou o quinto selo, vi debaixo do altar a alma dos que haviam sido mortos por terem anunciado a Palavra de Elohim [= Torá e Yeshua], isto é, por terem dado testemunho. Eles clamavam em alta voz: Soberano, Senhor, HaKadosh, o Verdadeiro, quanto tempo mais esperaremos para que julgues os povos que vivem na terra e vingues nosso sangue? Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que o número total dos seus companheiros seja alcançado, seus irmãos que serão mortos como eles o foram” (Ap 6:9-11).

Na época de Antíoco, a apostasia alastrou-se por Yisra’el, porém, houve um remanescente fiel (1º Macabeus 1:62 e 63; 2:42). Em Apocalipse, a besta e a prostituta babilônica (Ap 13 e 17) promovem guerra contra o remanescente fiel (Ap 12): aqueles que obedecem aos mandamentos da Torá de Elohim e dão testemunho de Yeshua (Ap 12:17 e 14:12).

Diante da perseguição de Antíoco, os judeus zelosos fugiram para o deserto (1º Macabeus 2:27-29). Segundo Apocalipse, a “mulher” (Yisra’el) também fugirá para o deserto para ser cuidada por Elohim (Ap 12:6).

Yeshua profetizou sobre o fim dos tempos e mencionou a abominação da desolação, também descrita por Dani’el (Mt 24:15-21 e Dn 9:27, 11:31 e 12:11). Já vimos que a abominação da desolação foi instalada por Antíoco no Templo em Yerushalayim (1º Macabeus 1:54), e que tal evento se repetirá nos últimos dias.

Os três anos e meio em que Antíoco ficou profanando o Templo tipifica o período de 3 anos e meio da Grande Tribulação, que terminará com a volta do Messias para purificar o Templo:

“Ele [o Antimessias] fará uma aliança firme com os líderes por uma semana [de anos; = 7 anos]. Na metade da semana [= 3 anos e meio], dará fim ao sacrifício e à oferta de grãos. Sob a ocorrência de coisas detestáveis, o desolador virá e continuará a agir até que a destruição já decretada seja vertida sobre ele” (Dn 9:27).

“Exclua, porém, o pátio exterior do Templo; não o meça, porque ele foi dado aos goyim [gentios]. Eles pisarão a cidade santa [= Jerusalém] durante quarenta e dois meses [3 anos e meio]” (Ap 11:2).

“E ela [a mulher = Yisra’el] fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Elohim, para que ali fosse cuidada durante 1.260 dias [= 3 anos e meio]” (Ap 12:6).

“Mas a mulher [= Yisra’el] recebeu o par de asas da grande águia, para que pudesse voar ao seu lugar no deserto, onde será sustentada durante uma estação, duas estações e meia estação [= 3 anos e meio], fora da presença da serpente” (Ap 12:14).

“O dragão [=HaSatan/Satanás] irou-se contra a mulher [= Yisra’el] e saiu para lutar contra o resto de seus filhos, aqueles que obedecem aos mandamentos de Elohim [ou seja, a Torá] e dão testemunho de Yeshua” (Apocalipse 12:17; vide ainda Ap 14:12).

“Desde o tempo da retirada da oferta queimada regular até a colocação da abominação desoladora haverá 1290 dias [aproximadamente 3 anos e meio]” (Dani’el 12:11).

“À besta, foi dada boca para falar blasfêmias e palavras arrogantes, e lhe foi dada autoridade para atuar durante 42 meses [= 3 anos e meio]” (Ap 13:5).

Após três anos e meio de profanação do Templo em Yerushalayim (Jerusalém), Yehudá HaMacabi (Judas Macabeu) recapturou e promoveu a reconsagração do Templo, que é justamente o clímax da história de Chanuká (1º Livro de Macabeus 4:36-61 e 2º Macabeus 10:1-8). Semelhantemente, o Mashiach irá restabelecer o Templo na era milenar, e o remanescente dos gentios que atacaram Yerushalayim terão que subir para adorar o ETERNO na festa de Sukot (Yechezk’el/Ezequiel 40 a 48 e Zecharyah/Zacarias 14:9-21).

Por fim, a morte de Antíoco (2º Macabeus 9) tipifica o juízo do ETERNO sobre as duas bestas (Ap 13), o Antimessias e o Falso Profeta, bem como sobre Bavel/Babilônia (Ap 18 e 19). Todos estes personificam a rebelião contra a vontade de YHWH estabelecida em sua Torá e explicitada por Yeshua HaMashiach.

Para aqueles que vivem contra a Torá e contra Yeshua, iludidos por Bavel (Babilônia), o falso sistema religioso, segue a advertência apocalíptica:

Meu povo, saia dela! [de BAVEL]

Para que vocês não participem dos pecados dela,

para que não sejam infectados por suas pragas,

porque seus pecados formam uma

massa pegajosa que alcança o céu,

e Elohim se lembrou dos seus crimes”.

(Guilyana/Apocalipse 18:4-5, que se trata de uma paráfrase das profecias de Yeshayahu/Isaías 48:20 e Yirmeyahu/Jeremias 50:8, 51:6 e 9).

Com toda propriedade, o rabino James Scott Trimm ensina que a “a Festa de Chanuká é um retrato dos últimos dias”, mediante o seguinte quadro comparativo:

EVENTOS DOS ÚLTIMOS DIAS EVENTOS DOS MACABEUS
Apostasia (2 Ts 2:3) Paganização de Israel (1º Mac. 1:11-15)
O outro “Jesus” (2 Co 11:3-4; Mt 7:20-23); o falso profeta, que é a causa de o povo seguir a besta (Ap 13:11-18; 19:20) O sacerdócio foi comprado por um certo “Yeshua”, que preferia ser chamado pelo seu nome grego “Jasão”, e leva o povo a adotar costumes pagãos (2 Mac. 4:1-22)
A besta de Apocalipse 13, que é um composto dos quatro animais de Daniel 7, comete a abominação da desolação referida por Daniel (Mt. 24:15; 2Ts 2:1-4). A profanação do Templo por Antíoco Epifânio (1 Mac. 1:41-64 e 2 Mac. 6:1-6)
Tribulação (Mt 24:9-13, 29) Mártires (2 Mac. 6:7-31; 7; 4 Mac. 5-18)
3 anos e meio em que Yehudá terá que ficar foragido no deserto (Lc 21:20-24; Ap 12) Judas (Yehudá), sua família e seus aliados fugiram para o deserto da Judeia por três anos
O Messias é o Kohen (Sacerdote) e o Rei que prevalece Yehudá (Judas) foi Kohen (Sacerdote) e Rei, que por fim prevaleceu
O novo Templo é dedicado (Ez 40-48). A festa de Sukot [Cabanas/“Tabernáculos”] é celebrada pelo mundo no Reino (Zc 14: 16-19) O Templo é rededicado a YHWH com uma celebração tardia de Sukot (1 Mac. 4:36-61; 2 Mac. 10:1-9)
Apenas um pequeno remanescente selado será encontrado quando Messias retornar (Ap 12:17; Ap 7)

A Arca revela a sua posição (2 Mac.2:4-8)

Apenas um vaso selado pelo Sumo Sacerdote é encontrada no Templo (m. Shabat 21b)

 

PALAVRAS FINAIS

Em uma era de apostasia, mister proclamar as advertências apocalípticas àqueles que vivem contra a Torá e contra Yeshua, iludidos por Bavel (Babilônia), o falso sistema religioso:

Meu povo, saia dela! [de BAVEL]

Para que vocês não participem dos pecados dela,

para que não sejam infectados por suas pragas,

porque seus pecados formam uma

massa pegajosa que alcança o céu,

e Elohim se lembrou dos seus crimes”.

(Guilyana/Apocalipse 18:4-5, que se trata de uma paráfrase das profecias de Yeshayahu/Isaías 48:20 e Yirmeyahu/Jeremias 50:8, 51:6 e 9).

Que a celebração da Festa de Chanuká não seja a mera recordação de eventos do passado, mas que traga novo entendimento sobre o que nos aguarda no porvir.

Como “novos macabeus” do século XXI, preparemo-nos para o Fim dos Tempos!!!

“O dragão irou-se contra a mulher e saiu para lutar contra o resto de seus filhos, aqueles que obedecem aos mandamentos de Elohim e dão testemunho de Yeshua” (Apocalipse 12:17).

 

Notas

[1] Importa registrar que o Judaísmo vigente está bastante distante das Escrituras, não representando o Judaísmo bíblico vivenciado por Yeshua HaMashiach e seus primeiros talmidim (discípulos).

[2] A cláusula “e alterarem a Torá de YHWH” consta em um antigo texto hebraico, que pode ser lido no livro “First Maccabees from an Old Hebrew Text”, de James Scott Trimm.

[3] Esta equiparação se deu pelo fato de os zelosos não conseguirem comemorar a festa de Sukot quando o Templo estava sob domínio pagão. Assim, quando o retomaram, optaram por igualar alguns de seus elementos como, por exemplo, os oito dias festivos e as luzes.

[4] “Channukah and the Last Days”, James Scott Trimm, 2009, páginas 8 e 9.

 

Compartilhe: