A revelação do Mashiach na Galileia: de Yeshayahu ao Zohar

A revelação do Mashiach na Galileia: de Yeshayahu ao Zohar

Por Tsadok Ben Derech

 

Afirma o profeta Yeshayahu (Isaías) que na terra de Zevulum e de Naftali, ou seja, na terra da Galileia, o povo que vivia em trevas veria uma grande luz:

No passado, a terra de Zevulum (Zebulom) e a terra de Naftali receberam a menor consideração [obs: Zevulum e Naftali ficam na Galileia];

Mas no futuro ele honrará o caminho do lago, além do Yarden (Jordão), a Galil (Galileia) dos gentios.

O povo que vivia em trevas viu uma grande luz; para quem vivia na terra que jaz na sombra da morte, a luz surgiu.

Tu engrandeceste a nação e aumentaste a alegria;

Ela se regozija em tua presença como se estivesse se regozijando no tempo da colheita, como se regozijam os homens quando dividem o espólio.

Pois o jugo que pesava sobre eles, a canga que estava sobre seus ombros, e o cabresto que os conduzia tu os quebraste como no dia da derrota de Mydian.

Pois todas as botas de marcha dos soldados e todos os mantos revolvidos em sangue estão destinados à queima, serão combustível para o fogo.

Pois uma criança nasceu para nós, um filho nos foi dado;

O domínio repousará sobre seus ombros, e a ele será dado o nome de Maravilhoso Conselheiro, Elohim Poderoso, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz,

de modo que estenda o domínio e perpetue a paz do trono e do reino de David, para mantê-lo e sustentá-lo por meio da justiça e da retidão desde agora e para sempre.

O zelo de YHWH dos Exércitos o realizará” (Yeshayahu 8:23 a 9:6 ou, nas versões cristãs, 9:1-7).

Targum Yonatan expressa a concepção israelita de que o texto transcrito se refere inequivocamente ao Mashiach:

O povo, a Casa de Yisra’el, que andava na escuridão do Egito, saiu para ver uma grande luz. Aos que habitavam na terra da sombra da morte, sobre eles, a luz brilhou.

Tu tens multiplicado o povo, a Casa de Yisra’el, e Tu lhe tem multiplicado a alegria: a alegria diante de Ti, como a alegria do conquistador de batalha, tal como exultam quando se repartem os despojos.

(…)

O profeta disse para a Casa de Daviduma criança nasceu para nós, foi-nos dado um filho, e ele tomou para si a Torá para guardá-laO seu nome é proclamado desde a eternidade, Maravilhoso, Poderoso Elohim, que vive eternamenteo MESSIAS, e que trará uma grande paz em seus dias.” (Targum Yonatan, Yeshayahu/Isaías 9:2, 3 e 6).

Dos textos citados, percebe-se que o ministério do Mashiach se manifestaria inicialmente na Galil (Galileia).

Zohar reforça essa concepção:

“O Mashiach aparecerá na terra da Galileia” (Zohar 1: 119a).

“O Mashiach … se revelará na terra da Galileia, pois nesta parte da Terra Santa começou a desolação [exílio babilônico] e, portanto, ele se manifestará lá primeiro” (Zohar 2: 7b)

“O Mashiach … surgirá na terra da Galileia … o Mashiach se revelará na terra da Galileia, porque nesta parte da Terra Santa a desolação [exílio babilônico] começou, portanto ele se manifestará lá primeiro” (Zohar 3: 7b, 8b, 220a).

Yeshua cumpriu a profecia no sentido de que o Mashiach começaria seu ministério na Galileia:

“12 E quando Yeshua ouviu falar que Yochanan tinha sido preso, partiu para Galil.

13 E deixou Natsrat, e foi [e] habitou em K’far-Nachum, ao lado do mar, na fronteira de Z’vulun e Naftali,

14 para que se cumprisse o que foi dito pela mão de Yeshayahu, o profeta, que disse:

15 Terra de Z’vulun, terra de Naftali, o caminho do mar, atravessando o Yarden, Galil [Galileia] dos povos.

16 O povo que se assentava em trevas viu uma grande luz; aos que se assentam na terra da sombra da morte, uma luz brilhou .

17 A partir de então, começou Yeshua a proclamar e a dizer: Façam teshuvá , pois está próximo  o Reino dos Céus”

(Matityahu/Mateus 4:12-17, que faz referência a Yeshayahu/Isaías 8:23 a 9:1; versões cristãs: Is 9:1-2. Tradução direta do aramaico).

“14 E retornou Yeshua no poder da Ruach para Galil [Galileia], e saiu a notícia sobre ele em toda região em torno deles.

15 E ensinava em suas sinagogas, e foi louvado por todo homem” (Luka/Lucas 4:14-15. Tradução direta do aramaico).

Conclusão: de acordo com os textos citados de Yeshayahu/Isaías, o Mashiach iniciaria seu ministério na Galileia. Esta concepção foi endossada expressamente pelo Zohar, e Yeshua cumpriu fielmente esta profecia.

 

 

Compartilhe: